Um vendedor com propósito


Existe um proverbio  chines que diz que antes de manter a cidade limpa, deve-se limpar a sua casa antes. Em vendas as coisas funcionam  assim  também.  Antes de resolver o  problema do  seu  cliente, resolva o seu. Antes de cuidar das vendas em  si, cuide do seu vendedor.

Digo isso  porque todo vendedor já passou  por aquela fase,  onde as vendas estagnaram.  Ou por algum motivo o seu colega vende bem mais que você.  Sempre fica aquele questionamento:

“Se passamos pelos mesmos treinamentos, porque tal pessoa  vende mais que eu?

A resposta pode ser bem simples, e depende apenas de você mudar essa condição.

É tudo  uma questão  de mindset

Mas afinal, o que é mindset?

Mindset  significa mentalidade.  É o termo  em  inglês utilizado  para quando  você configura sua  maneira de pensar, de forma que passe a enxergar a s coisas de forma mais positiva e adquirir uma mente de vencedor.

É uma filosofia criada por  Carol S. Dweck, renomada professora de psicologia de Stanford.  Ela afirma que existem dois tipos de mentalidade:  aquelas que não  gostam  de inovar –  mentalidade fixa – , ou  serem  desafiadas. E aquelas que estão  sempre à procura de novidades, as mentalidades progressivas.

Após anos de pesquisa, ela chegou  à conclusão de quando se trabalha com  pessoas cuja mentalidade é progressiva, as coisas fluem nos negócios de maneira mais fácil. Diferente daqueles vendedores que possuem a mentalidade fixa.

Em suma mindset é um conjunto  de  pensamentos e práticas positivas, para que você alcance seus objetivos.

Obviamente apenas o  Mindset não é o suficiente para alcançar o sucesso em vendas. Mas isso  não  significa que não mereça seu papel dentro  das skills necessárias a um vendedor de alta performance.

A grande questão, é que muitos vendedores passam  várias horas estudando e lendo  a respeito de novas técnicas de vendas. Maquinando  estratégias mirabolantes. Mas no  momento da reunião não fecham nada. Teria sido diferente se o mindset fosse outro.

Mas como você vendedor pode mudar seu  mindset?

Vamos imaginar que existe uma pirâmide e no  topo  dela está o sucesso na carreira de vendas. Então como chegar lá?

Primeiramente, e é onde a maioria dos vendedores para:  a estratégia.  Ela é fundamental  para o  sucesso em vendas. É ela que tangencia objetivos, metas e planos de ação, mas só  estratégia não resolve tudo.

Quando  um vendedor estabelece um estratégia, é necessário  que ele aplique ela em  sua vida, no seu dia-a-dia.  Querer chegar não é suficiente. É necessário  que seus comportamentos se adequem à essas estratégias. É importante que você e quem está a sua volta. Sinta a pessoa bem resolvida e confiante no seu potencial que é você. Afinal  as pessoas se sentem  confortáveis quando perto  de indivíduos bem resolvidos.

Comportamento é o reflexo do quanto você é comprometido com seus objetivos, são  as pequenas coisas que você faz no dia-a-dia para crescer como  pessoa e nos negócios.  Não  existe vendedor de sucesso mal resolvido na vida pessoal.

É necessário agir!

Se você já está no estágio  de comportamento na pirâmide do  sucesso, saiba  que não  acaba aqui.  Comportar-se  de maneira positiva apenas quando  é conveniente,  ou  de forma esporádica não  é suficiente, uma mudança na sua atitude é necessária!

Quando seus comportamentos se tornarem  um hábito,  eles se transformam  na sua atitude frente ao desafios e sucessos do  mercado. Atitude é sobre como  você enxerga a si mesmo,  seus amigos, colegas de trabalho, cliente, seu chefe, a economia do seu  país e todo o resto  que influencia sua vida.

Alcançar o mindset de vencedor e obter sucesso  em vendas, não é fácil. Exige que você trabalhe focado em um  propósito e não  descanse até obtê-lo, exige que você configure as suas metas de forma que esteja bem claro aquilo  que você deseja alcançar,  e vale lembrar que dinheiro  não é propósito, é o que te possibilita alcançá-lo,  por isso a dica de ouro para o mindset é escalar essa pirâmide sempre com o propósito  pelo qual se começou  em mente.  Trace um plano  de ação, elabore suas estratégias, adapte seu comportamento  a ela,  transforme isso em sua atitude frente ao  mundo  e alcance o  sucesso em vendas.

É como  eu  falei lá atrás:  depende apenas de você!  Depende de você enxergar as coisas como sorte ou revés, é sua escolha ver as coisas como oportunidade ou dificuldade, depende de você alcançar o topo da pirâmide e cumprir com o seus propósitos!

Thaynara Lima 

SDR


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *