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Aprenda fazer a análise de resultados no Instagram e Facebook sem segredos

Publicado em: 18 de julho de 2022

Aprenda fazer a análise de resultados no Instagram e Facebook sem segredos

A análise de resultados no Instagram e Facebook faz parte do planejamento de redes sociais. É ela que irá mostrar se a estratégia está no caminho correto ou se precisa ser ajustada. Levanto em conta, é claro, que você não irá deixar as duas plataformas, que estão entre as mais usadas no Brasil, de fora do seu plano de ação.

Lembre-se que construir uma audiência engajada nas mídias digitais é o que garante o sucesso e o alcance do objetivo geral do planejamento. Por isso, todo o esforço deve ser acompanhado de perto, do início ao fim, ou seja, desde a estruturação até os efeitos das ações implementadas. 

No entanto, para conseguir realizar o balanço dos resultados, é preciso conhecer os painéis de análise de cada uma das plataformas. Para tornar o processo mais fácil para você, mostraremos abaixo algumas das métricas possíveis de visualizar em cada uma das redes sociais. 

Análise de resultados no Instagram e Facebook

Instagram Analytics

O ‘Instagram Analytics’, ferramenta que faz a análise de resultados no Instagram, é bastante intuitivo e fácil de acompanhar via celular. Inicialmente você pode ver os seguintes itens:

  • Número total de interações
  • Impressões no período
  • Faixa etária da audiência conquistada
  • Dados demográfico da audiência 
  • Gênero da audiência engajada
  • Principais horários de acesso 

Com esse relatório, é possível validar a construção da persona ou até mesmo entrecruzar dados com ela. 

Instagram Analytics em tela de tablet e relatórios em folhas de papel
O Instagram Analytics é a ferramenta para a análise de resultados no Instagram. (Foto: PxHere)

Facebook Insights

Assim como o Instagram possui o painel de análise, o Facebook também permite acompanhar os resultados através de sua plataforma de análise, o ‘Facebook Insights‘.

As métricas do Facebook são indicadores valiosos para examinar o desempenho de uma página ou publicação na rede social.

Para iniciar uma análise de performance pode-se acompanhar:

  • Número de seguidores
  • Alcance total
  • Engajamento total
  • Visualizações (para vídeos) 

O painel do ‘Facebook Insights‘ é intuitivo e cada item no menu dá acesso a um gráfico diferenciado.

É possível ainda escolher quais métricas analisar com mais frequência e extrair insights que vão orientar a estratégia de marketing nas mídias digitais.

Leia também: Como bombar o relacionamento digital nas redes sociais de sua marca

Relatório geral de resultados

Para manter histórico de acompanhamento e verificar crescimentos, recomenda-se o uso de relatórios de monitoramento que possam servir como base de dados na análise de resultados no Instagram e Facebook

Essas avaliações devem ser feitas para medir resultados ao longo do tempo e mensalmente. As métricas costumam mudar e oscilar, por isso, é importante estar atento.

Se a opção do profissional de marketing for analisar mais detalhadamente uma ou outra métrica, não esqueça que apenas acompanhando o todo é possível garantir o sucesso do objetivo, como também ter argumentações técnicas e conseguir fazer adaptações rápidas de estratégias.

Nesse caso não existe um modelo padrão e cada um pode escolher as métricas a serem analisadas de acordo com sua realidade. 

Montanha com bandeira no topo
A análise de resultados faz parte da estratégia para atingir os objetivos da marca. (Foto: Pixabay)

Leia também: Entenda a importância de uma boa identidade visual para as redes sociais

Existem no mercado ferramentas que podem ser usadas para relatórios rápidos e comparativos, mas é importante ter em mente que assim como as métricas elas podem mudar constantemente. 

Dessa forma, saber elaborar um bom e velho relatório manual com gráficos evolutivos em planilhas pode ser muito útil. Veja o exemplo de um relatório manual que compara mensalmente a evolução de páginas no Facebook. 

Planilha com relatório manual de análise de resultados do Facebook
Exemplo de relatório manual. (Imagem: da autora)

O mesmo modelo pode ser usado também para a análise de resultados no Instagram

Conclusão

O Instagram e o Facebook oferecem ferramentas que possibilitam ao profissional das mídias digitais analisar os resultados de suas ações

Esse diagnóstico de métricas é que irá possibilitar entender como vai indo a estratégia da marca nas duas redes sociais, assim como descobrir se existe a necessidade de realizar adequações. 

Portanto, fazer análises mensais e em outros recortes de tempo, condizentes com suas metas, é imprescindível dentro do marketing digital.  

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    Autores

    • Caroline Berticelli
    • Larissa Ilaídes

      Larissa Ilaídes é jornalista com experiência de mais de 12 anos em Search Traffic, SEO e Digital Business. Especialista em comunicação digital, professora e empresária, já coordenou operações de conteúdo e estratégias de growth marketing para diversas marcas como Grupo RIC, RIC Mais, Sport America, Aurora Boreal com Marco Brotto, entre outros.

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