Blog do Ninho

Acompanhe nosso blog de Marketing Digital com notícias sobre Marketing, novidades, ferramentas e tudo o que você precisa para traçar as melhores estratégias.

Home / Blog do Ninho / Google é o 1º passo na jornada de compra de 70% dos brasileiros

Google é o 1º passo na jornada de compra de 70% dos brasileiros

Publicado em: 15 de dezembro de 2022

Google é o 1º passo na jornada de compra de 70% dos brasileiros

O Google é o primeiro passo na jornada de compra para 70% dos brasileiros, segundo a 3ª edição da State of Search Brasil, da Hedgehog Digital. A pesquisa tem o objetivo de estudar o comportamento de busca do usuário na internet.  

O resultado mostra que o brasileiro costuma usar a pesquisa no Google para ter mais informações sobre o bem ou serviço que deseja adquirir antes de qualquer coisa. 

Além disso, a State of Search Brasil 3 também revelou variações na jornada do consumidor após a primeira busca na plataforma. Veja as estatísticas relacionadas aos compradores brasileiros: 

  • 25% deles entram em diversos sites para pesquisar o produto a partir dos links oferecidos pelo buscador
  • 19% procuram mais informações sobre o produto
  • 16% buscam o site da marca desejada
  • 14% procuram informações sobre a marca ou empresa que oferece o produto
  • 13% usam a aba ‘Shopping’ para buscar ofertas e fazer comparações de preços e vantagens de compra
  • 10% pesquisam sobre o produto com o intuito de comprar em outro momento ou local
  • 3% compram imediatamente no primeiro link encontrado

Outro dado importante levantado pela pesquisa foi que durante a jornada de compra, 12% dos usuários brasileiros buscam os produtos diretamente no site das lojas. Principalmente em marketplaces conhecidas como Amazon, Submarino, Magazine Luiza, entre outros. 

Leia também: Quase 40% dos brasileiros fazem compras online logo após interação com anúncios

Os resultados revelados pelo State of Search Brasil 3 reforçam a importância das marcas levarem em conta o trajeto percorrido pelo consumidor na hora de planejar suas estratégias de mídias digitais. 

Nesse caso, como o Google aparece como primeiro passo na jornada de compra no Brasil, se mostra imprescindível que as empresas estejam atentas à otimização de seus conteúdos para que fiquem bem posicionadas no buscador. 

Leia também: Black Friday 2022: e-commerce tem o pior desempenho da história

Uma novidade que irá ajudar nesse processo é que a plataforma anunciou, no início de dezembro, que a primeira página de buscas passará a exibir um número maior de resultados, antes de forçar o usuário a clicar para a outra página. No entanto, a mudança ainda não tem data de lançamento para o Brasil e só está disponível nos EUA. 

*Com informações do Mundo do Marketing

Compartilhe esse conteúdo:
Facebook Twitter Whatsapp Linkedin
Deixe seu comentário

Materiais para você relacionados

Feche mais clientes todos os dias com nossa estratégia de Funil de Vendas.

Faça seu cadastro para descobrir como fazer isso na sua empresa.

×

Tem dúvidas? Entre em contato:

× Olá!