Blog do Ninho

Acompanhe nosso blog de Marketing Digital com notícias sobre Marketing, novidades, ferramentas e tudo o que você precisa para traçar as melhores estratégias.

Home / Blog do Ninho / Relacionamento digital: o que é e por que sua empresa deve se preocupar com isso

Relacionamento digital: o que é e por que sua empresa deve se preocupar com isso

Publicado em: 7 de fevereiro de 2020

Relacionamento digital: o que é e por que sua empresa deve se preocupar com isso

A internet é um campo de opções muito vasto, e se diferenciar de seus concorrentes é a grande aposta. Atualmente, é possível encontrar produtos e serviços muito semelhantes, porém a forma com que você se relaciona com o consumidor é um fator chave. Por isso, é essencial que as empresas invistam em relacionamento digital.

Isso é necessário porque o consumidor se sente mais atraído pela marca que oferece o melhor atendimento. Muito além do consumo, as pessoas buscam empresas que se alinhem ao que elas pensam e prezam, com empatia, diversão, informação e rapidez nas respostas.

Quer saber o porque se aproximar do seu cliente é importante para o seu negócio? Confira nos tópicos abaixo!

O que é relacionamento digital?

A internet mudou e vem mudando cada vez mais a forma com que as pessoas se relacionam, principalmente no meio digital. Ela é a grande responsável por uma mudança comportamental e o formato de consumo no dia a dia.

Atualmente, todos nós temos smartphones e não vivemos sem eles. Nosso comportamento mudou diante de tanta tecnologia disponível, e para o consumidor, não foi diferente. Ele espera por respostas rápidas e práticas e está sempre com o dispositivo à mão aguardando as mais diversas interações.

O papel do Relacionamento Digital é essencial para criar uma interação entre a empresa e o cliente, a fim de facilitar e encantar o consumidor com a marca. Ele é responsável por oferecer um atendimento rápido e personalizado, com o intuito de solucionar problemas ou trazer soluções, e também, para a retenção de clientes, promovendo sua fidelização.

Todo esse atendimento pode ser realizado através de vários canais de comunicação, como e-mails, redes sociais, telefone, aplicativos, entre outros. Quanto mais diversificado, melhor!

relacionamento-digital-para-empresas

Por que minha empresa deve se preocupar com isso?

Saber a maneira certa de se relacionar com o seu público nem sempre é uma tarefa fácil. Criar vínculos e encantar seus clientes é extremamente importante, ainda mais em um mercado onde os produtos e serviços podem ser bastante similares, a maneira com que você conversa com o seu cliente pode ser o diferencial decisivo.

Conhecer as necessidades de seus clientes é importante e nada melhor do que utilizar os canais de comunicação para entendê-los. As redes sociais são um ótimo lugar para se aproximar do seu consumidor e cativá lo por meio de de um ótimo atendimento.

Como posso fazer relacionamento digital?

Entender a importância do que é Relacionamento Digital para as estratégias de sua empresa é um fator que pode te colocar à frente de seus concorrentes. Que tal vermos algumas dicas?

Entenda seu público

Conhecer o seu público é a melhor forma para criar estratégias e ações mais assertivas. Construa vínculos e pesquise informações pertinentes sobre o perfil dos clientes. Assim eles serão melhor impactados e, de quebra, criarão empatia com sua marca.

Esteja nas redes sociais

Use as redes sociais para estreitar seu relacionamento com o cliente. Além das já conhecidas reações, interaja com o público por meio de comentários e DMs (Direct Messages, em inglês). Aproveite e crie conteúdos específicos e que prendam a atenção. Dê uma olhadinha em como fazemos no Ninho.

relacionamento-digital-o-que-e

Priorize a rapidez

Estamos sempre conectados em busca de respostas e, acredite, ser mais rápido que o seu concorrente é melhor. Seja rápido e objetivo e utilize as ferramentas que as próprias redes sociais disponibilizam, como respostas automáticas. Esta é uma forma de cativar o cliente e mostrar que você está ali, mesmo que a mensagem seja um “logo atenderemos você”. Lembre-se de que um ótimo atendimento é garantia do retorno.

Devo contratar uma empresa especializada?

Sim! É sempre muito interessante contar com ajuda especializada. Agências de marketing digital são especialistas quando o assunto é a maneira com que sua empresa se porta digitalmente.

O Relacionamento Digital é um serviço bastante útil e que deve ser incluído na rotina de sua empresa. Ele poupará tempo e trará mais qualidade ao seu atendimento, tendo impacto expressivo.

Gostou do conteúdo e quer saber mais? Acesse nosso post sobre interação nas redes sociais e aplique no seu cotidiano.

    Compartilhe esse conteúdo:
    Facebook Twitter Whatsapp Linkedin
    Deixe seu comentário

    Materiais para você relacionados

    Feche mais clientes todos os dias com nossa estratégia de Funil de Vendas.

    Faça seu cadastro para descobrir como fazer isso na sua empresa.

    ×

    Tem dúvidas? Entre em contato:

    × Olá!