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Tendências do Design: inspirações para agências de turismo

Publicado em: 22 de agosto de 2019

Tendências do Design: inspirações para agências de turismo
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Quem não gosta de pensar nas férias e sonhar com aquela viagem queridinha que sempre quis fazer, ou aquela aventura em outra cidade que dá arrepios bons só de imaginar? Isso tudo já é o suficiente para ir em busca de uma agência de turismo. Por isso, hoje, nosso tema é tendências do design no setor.

As agências possuem muitos fatores decisores de compra para quem a busca: os valores, as opções de passeio, os hotéis e a experiência antes da viagem começar e a concorrência não é pouca. Segundo o Sebrae, existem 36 mil agências de turismo no Brasil. Claro que os concorrentes vão variar de acordo com a região, mas dá pra estimar que é um trabalhão se destacar nesse meio.

Por isso, o design veio para dar destaque aos anúncios, posts, flyers, cartões de visita e tudo mais que possa, visualmente, chamar a atenção dos usuários para que se interessem mais ou menos em entrar em contato com uma agência de turismo.

Vamos conferir quais as tendências do design para as agências de turismo?

Elementos do design nos materiais de agências de turismo

Dou de cara um exemplo muito claro de como o visual pode influenciar na sua escolha de qual empresa será a responsável por cuidar de todos os quesitos da sua viagem. Dá uma olhadinha nas imagens retiradas de sites de agências de turismo internacionais:

No primeiro site, temos uma página clean, sem imagens, apenas um banner em azul com um texto que pode ou não ser convincente. O segundo site traz uma imagem grande, revelando um dos destinos de um dos pacotes de viagem oferecidos. Qual delas você escolheria para fazer o seu primeiro contato?

Claro, tudo depende de qual tem um valor que encaixa nos seus planos e um roteiro mais interessante para o que você busca, mas ter um layout diferenciado pode colocar uma empresa à frente da outra simplesmente por ser mais atrativa.

Bom, mas quais são, de fato, os elementos mais relevantes para que o design de uma agência de turismo seja ideal para atrair clientes? Vamos ver! 😉

As cores

Para esse tópico, é importante termos em mente algumas características que uma agência de turismo tem que ter para que fechem um contato com elas.

  • Confiança: as pessoas precisam confiar que tudo sairá como a agência planejou no dia em que fizeram o cronograma da viagem;
  • Comprometimento: uma agência precisa ter a garantia de que vai se comprometer com quaisquer problemas com a viagem de seus clientes;
  • Empatia: é importante que a empresa entenda as dores, necessidades e desejos do cliente a fim de oferecer o melhor serviço possível para que sua experiência seja incrível;
  • Personalização: o cliente não quer seguir à risca o cronograma pois ele não atinge suas expectativas para aquela viagem? É importante que ele tenha poder sobre o que ele quer ou não fazer, tendo flexibilidade na sua programação.

Levando em conta essas características acima, podemos separar algumas cores que se relacionam com elas.

 

O laranja remete à alegria e à personalização que a pessoa poderá ter na agência. O azul, a segurança. O amarelo remete à felicidade e à empatia. Confira abaixo algumas logos de agências de turismo que usam essas cores e sua identidade:

Interessante, né?

Apesar de serem tendências do design, não são uma regra, algumas agências podem optar por outras cores dependendo da categoria de viagens que vende. Se a empresa é focada em viagens para destinos que envolvem muito a natureza, provavelmente vão adicionar o verde em sua identidade, como é o caso da Bonitour, também representada acima.

A magia das fotos

Uma agência de viagem vende experiências, e para vender, como melhor convencer alguém do que utilizar os sentidos? Dentro da agência, quando o usuário já está pensando em fechar o pacote, é mais fácil. Podem usar aromatizantes para aguçar o olfato, televisão para despertar a audição e a visão, comidas típicas para saciar o paladar, e inúmeras outras formas de conquistar o cliente pessoalmente. Mas, como fazer isso antes que o usuário faça uma visita à agência?

As fotos são, literalmente, uma bela maneira de resolver esse problema. Todo mundo já falou algo como “meu sonho é ver a Torre Eiffel”, ou ver qualquer outro destino dos sonhos. Isso porque nós, humanos, temos apreço ao design e às maravilhas do globo. Por isso, a visão tem grande importância, principalmente quando não conseguimos explorar melhor os outros sentidos.

Dito isso, posso afirmar com segurança que fotos de qualidade e fotos grandes são uma das mais importantes tendências do design para agências de turismo.

Muito legal, né? As imagens fazem toda a diferença na hora de chamar a atenção dos usuários e convencê-los a fecharem um pacote com a agência.

Lembrando que todas essas informações sobre tendências do design são feitas com base nas minhas experiências como designer e no que eu acredito funcionar ou não. Se você tem uma opinião diferente ou quer complementar com algum detalhe, me diz nos comentários! Vou adorar saber sua opinião em relação à esse assunto.

Até o próximo Tendências do Design! 😊

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