Endomarketing: O que é e como aplicar

Endomarketing: O que é e como aplicar

No mundo do marketing, é muito comum nos depararmos com a expressão advogados de marca. Já ouviu falar? Aqueles clientes que são tão apaixonados por um produto ou serviço que gastam seu tempo convencendo outras pessoas a fazer parte do público consumidor e até os defendendo de críticas na internet. Isso é possível graças a estratégias de engajamento e fidelização bem implementadas. Mas, você já parou para pensar na outra ponta? Como fazer para que os colaboradores sejam advogados da marca? O Endomarketing é a resposta. Aprenda agora o que ele é e como aplicá-lo no seu negócio.

Vamos imaginar o seguinte cenário: Você criou e implementou uma campanha de marketing perfeita, tudo correu bem e o seu e-mail comercial está até travando de tantos pedidos de orçamento e clientes pedindo orientação. Porém, nenhum esforço foi feito para engajar as pessoas da sua equipe, elas apenas fazem suas tarefas rotineiras, não tem noção do que está acontecendo num panorama geral, não sabem muito bem quais são os valores e a missão da sua empresa, afinal isso só estava escrito em um papel ou no site…

Enxerga o problema aqui? Será que os possíveis clientes serão bem atendidos nessa situação?

Ao contrário do marketing convencional, que tem como objetivo trazer pessoas externas para o ambiente de negócio da empresa, o endomarketing vem para trazer esse engajamento interno, fazer com o os colaboradores tenham uma visão sistêmica da empresa, e não apenas de seu setor. Sendo assim, ele é fator crucial para a criação de uma cultura organizacional eficiente, que engaja as pessoas envolvidas nos negócios e gera um sentimento de inclusão e pertencimento.

Confira as principais vantagens dessa estratégia:

  • Colaboradores mais motivados
  • Redução do turnover 
  • aumento da produtividade
  • Melhora no clima organizacional
  • Melhora no atendimento aos clientes

São muitos os benefícios, mas ok, agora que você já sabe das vantagens, como aplicar o endomarketing na rotina da sua empresa?

Tenha um profissional dedicado na área

Essa é uma função que exige muito esforço. Por isso, é essencial que sua empresa tenha ao menos uma pessoa que se comprometa a aplicar as metodologias do marketing internamente. Ela deve ser vista pelos outros colaboradores como a personificação da missão e valores da empresa, porém de maneira honesta, nada de simplesmente sair repetindo as frases que estão no mural, trata-se de atitudes que realmente reflitam o propósito da empresa.

Comunicação nunca é demais

Para aumentar a motivação na empresa, é essencial que todos vejam suas funções como parte de um sistema, um encadeamento lógico para um fim coeso. Nesse sentido, é importante manter a clareza na comunicação, tanto no dia a dia, deixando os objetivos 100% alinhados, como em momentos específicos planejados para isso. Uma alternativa é realizar a chamada análise SWOT periodicamente.

Faça pesquisas de satisfação

Cada colaborador da sua empresa é um elo entre seu produto e o cliente final, portanto, trate de medir a satisfação deles e coletar sua opinião sobre sua própria atuação e sobre o comportamento de seus líderes. Afinal, uma insatisfação com certeza irá afetar o cliente por tabela.

Crie um sistema de controle interativo

Quando se fala em estratégia, normalmente se pensa na direção, fechada em uma sala alheia ao resto da organização. Esqueça isso, cada vez mais a ideia de estratégias emergentes, aquelas que surgem de baixo para cima, vem ganhando força. Isso não só é benéfico para o negócio, como para o engajamento do setor operacional e tático. Para que isso ocorra, devem ser criados formas e códigos de conduta que facilitem a inovação interna. O principal método é a orientação dos líderes de setor para que se tornem mais abertos as sugestões de seus liderados.

Respeite compromissos e recompense esforços

Já dizia o ditado: Combinado não sai caro! Para que você consiga a confiança de seus colaboradores, é essencial ser transparente nas relações cotidianas. Além disso, desenvolva um programa de benefícios com critérios justos, e deixe-os bem evidentes. Planos de carreira também são muito bem-vistos, e dão sinal verde para aqueles mais esforçados de que podem dar tudo de si, e que no momento certo, irão progredir dentro da empresa. Acima de tudo honre os compromissos, a chave para colaboradores que defendem sua empresa e a relação de confiança que se cria a longo prazo.

Agora que você aprendeu o que é Endomarketing e como aplicá-lo, não deixe de acompanhar tudo sobre prospecção e vendas B2B em nosso blog. A RP Trader é a maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil, por isso preparamos toda semana conteúdos novos no nosso blog, para ajudar a sua empresa a vender mais e melhor.

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Prospecção | by Rafael Mendes – Fonte: RP TRADER

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Por, Crystian Vermondes

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