BENCHMARKING: o que é, e como fazer?

BENCHMARKING: o que é, e como fazer?

A quem diga que a tendência de hoje no mundo em geral e também por trás de grandes negócios seja a inovação, e que seja essa a chave para sair na frente quando se trata de sucesso, mas vamos combinar que para certas coisas o básico e tradicional é o que acaba prevalecendo? Neste sentido, basta olharmos para os inúmeros cases de sucesso. Empresas que estão no mercado há anos e mantêm-se nas alturas quando se trata de referência. E porque não voltarmos os nossos olhos enquanto profissionais para observar as estratégias da concorrência? Isso é Benchmarking! Vem comigo explorar mais desse assunto.

O QUE É BENCHMARKING?

Mais popularmente conhecido como análise da concorrência, Benchmarking é o ato de analisar, estudar, e pesquisar as estratégias de empresas do mesmo setor que o seu, ou seja, comparar produtos e serviços, a fim de identificar as melhores práticas, adaptando as conforme necessário ao cenário atual, podendo assim corrigir falhas nos seus processos, e otimizar resultados.

Pode parecer um pouco estranho seguir modelos da concorrência, porém seja para seguir um bom exemplo ou evitar um caminho de fracasso, olhos voltados para o mercado de atuação nunca são demais. Luciano Montelatto CEO da Boxx Branding, disse:

“Não tenha medo da concorrência, aprenda com ela, estes são como espelhos que refletem de certa forma os movimentos do mercado. Uma das formas de conhecer os seus clientes é entender muito bem seus concorrentes. Fique sempre de olho neles e o principal: antecipe-se!”

Luciano Montelatto – CEO da Boxx Branding

COMO FAZER?

Três dos principais modelos de Benchmarking são: 

  • Competitivo: ele é focado em realizar uma comparação direta com os demais concorrentes;
  • Funcional: onde a comparação é realizada entre organizações de segmentos distintos;
  • Genérico: neste caso o grande objetivo é ser inovador, e obter insights que possam resultar em uma melhoria incremental, capaz de alterar padrões.

Entender profundamente os tipos de Benchmarking é fundamental para dar o primeiro passo para aplicação da estratégia. O fato é que independente de qual usar todos apresentaram pontos positivos e negativos, daí a importância de analisar cautelosamente o cenário da organização e quais objetivos almejam ser alcançados, ajustando e adaptando cada ação conforme necessário. 

Agora que você aprendeu o que é BENCHMARKING e como fazer, não deixe de acompanhar tudo sobre prospecção e vendas B2B em nosso blog. A RP Trader é a maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil, por isso preparamos toda semana conteúdos novos no nosso blog, para ajudar a sua empresa a vender mais e melhor.

Assista as dicas do Rafa Mendes – CEO da RP Trader.
Prospecção | by Rafael Mendes – Fonte: RP TRADER

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Por, Roberta Lopes

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