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O que é OKR e por que o método pode ser o diferencial no seu planejamento

Publicado em: 18 de julho de 2022

O que é OKR e por que o método pode ser o diferencial no seu planejamento

Definir um objetivo geral para as ações nas redes sociais é crucial para o alcançar bons resultados, já que sem um norte, fica difícil saber o que realizar e também como medir seus esforços. Nesse sentido, o método OKR (Sigla para Objectives and Key Results ou em tradução literal ‘Objetivos e Resultados-Chave’) é um importante aliado do profissional de marketing digital. 

Entenda que comumente entre os objetivos gerais no planejamento das plataformas sociais estão:

  • Gerar reconhecimento de marca
  • Tornar a rede social autoridade em determinado assunto
  • Vender mais produtos na loja virtual
  • Gerar oportunidades de venda
  • Aumentar a base de leads (contatos interessados em comprar)
  • Educar o público a respeito do segmento
  • Promover o debate sobre determinada questão
  • Ser vitrine de produtos e serviços

No entanto, essas definições são bastante abstratas e não se mostram suficientes para o acompanhamento de resultados e crescimento. É aí que entra a metodologia OKR, que não se contenta apenas com os objetivos gerais.

Leia também: Como montar um planejamento de redes sociais perfeito para sua marca

OKR

Objetivos e Metas

O modelo OKR ou de Objetivos e Resultados-Chave exige que para cada objetivo criado, uma meta precisa ser estabelecida. 

Além disso, para que uma meta seja considerada, ela deve:

  • Ser numeral
  • Quantitativa e quantificável
  • Possível e desafiadora
  • Ter prazo

Sendo assim, enquanto um objetivo é a descrição clara do que se quer alcançar, a meta é sua a definição em termos numéricos e com prazo determinado. Ela é o resultado-chave da sigla. Ou seja, o objetivo é qualitativo, enquanto a meta – que pode ser mais de uma para cada objetivo – é quantitativa.

Leia também: Aprenda fazer a análise de resultados no Instagram e Facebook sem segredos

Exemplos

Para entender o conceito, pense no seguinte exemplo:

  • Objetivo: aumentar a visibilidade no perfil do Instagram
  • Meta: Aumentar o alcance total em 190% em 3 meses

Veja outros exemplos de metas ou resultados-chave:

  • Crescer base de seguidores em 20%, em 30 dias
  • Gerar 10 leads em um mês
  • Aumentar o alcance total em 100%, em 20 dias 

As metas conseguem direcionar o trabalho e evitam que a estratégia aconteça “no escuro”. Além disso, elas possibilitam controlar os perfis com a consciência de onde se quer chegar.

Pessoas em reunião de marketing digital, com tabelas e discussão de OKR
O OKR facilita a implementação de estratégias e a análise de resultados. (Foto: Vlada Karpovich/Pexels)

Análise

Porém, para elaborar metas possíveis e ao mesmo tempo desafiadoras, é necessário fazer uma análise anterior. Do contrário, você corre o risco de colocar metas que não fazem sentido para sua marca. Sendo assim, antes de iniciar o uso do OKR é necessário: 

  • Analisar o histórico
  • Entender as taxas de crescimento alcançadas até então
  • Definir Planejamento Estratégico de forma completa
  • Sugerir acréscimos de índices e métricas mensuráveis plausíveis ao potencial de audiência que o perfil possui

O método OKR gera resultado

Conduzir o cotidiano do planejamento estratégico com metas é a segurança de que as mídias digitais da marca, empresa ou indivíduo estão sendo trabalhadas de maneira profissional. O uso do método OKR facilita o trabalho da equipe, ao mesmo tempo em que também possibilita uma verdadeira análise de resultados.

Ele foi idealizado como parte de uma cultura com foco em resultados e performance, com o intuito de ajudar os profissionais na hora de descobrir se suas ações estão dando certo ou não. Ou seja, se no final do prazo estipulado, a meta não foi atingida, significa que é preciso realizar mudanças no planejamento.

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    Autores

    • Caroline Berticelli
    • Larissa Ilaídes

      Larissa Ilaídes é jornalista com experiência de mais de 12 anos em Search Traffic, SEO e Digital Business. Especialista em comunicação digital, professora e empresária, já coordenou operações de conteúdo e estratégias de growth marketing para diversas marcas como Grupo RIC, RIC Mais, Sport America, Aurora Boreal com Marco Brotto, entre outros.

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