O Futuro da Experiência do Cliente

O Futuro da Experiência do Cliente

Como será o futuro da experiência do cliente? Steve Jobs disse: “As pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a elas.” Isso significa que, boa parte das inovações propostas não são aceitas logo de cara, isso se dá porque elas estão à frente do que nós enquanto consumidores somos capazes de compreender, logo necessitamos que alguém nos apresente de forma lógica não só o produto mas como isso impacta diretamente no nosso dia a dia.

Vejamos alguns problemas da sociedade atual e como será o futuro da experiência do cliente em 2030.

Conectividade global

Somos dependentes da internet, precisamos que ela esteja disponível em todos os momentos, mas isso não é uma realidade em todas as regiões. Soluções para conectividade global ajudam pessoas a garantir futuro global. Hoje o google e o facebook têm tomado medidas que estão próximas de solucionar esse problema. O Google lançou balões satélites que mandam internet para lugares inacessíveis.

Conforto, tempo, logística

Muitos empresários precisam com constância se deslocar a locais distantes para reuniões de negócios, perdendo horas que poderiam ser gastas com a família. O que tem sido feito para resolver isso?  Jato supersônico. A NASA e a Boeing desenvolvem jatos que te permitem chegar muito rápido a locais distantes e até entregar compras feitas em outros países no mesmo dia.

Comunicação

Hoje o idioma ainda é uma barreira entre as pessoas, para nos comunicar com pessoas que falam outro idioma precisamos fazer curso por meses ou até anos a fio. Portanto, uma inovação que vai gerar grande impacto nas escolas de idioma, é o dispositivo que traduz conversas simultaneamente. Como funciona? Estando numa call por exemplo, com uma pessoa que fala chinês você poderia ouvir em tempo real no seu próprio idioma. Já a pessoa do outro lado da tela ouviria tudo o que você disse no idioma dela.

Posse

Alguns bens a serem possuídos tem um valor muito alto e só te servem temporariamente. A ideia futurista, que já está sendo aplicada em alguns lugares, é a prestação de serviço por assinatura, o que reduz o sentimento de posse. Por exemplo, a We Live oferece casas por assinatura, assinando com a empresa, você tem um lugar para morar, móveis e prestações de serviço que facilitam a sua vida.

Saúde

Muitos vivem com, ou lutam contra vícios já por muitos anos. Mas e se houvesse uma reprogramação biológica? Dispositivos químicos interagindo com o corpo humano para combater doenças, reforçando o sistema imunológico e combatendo vícios, ou seja, você terá uma reprogramação biológica para perder o vício. A Biovie está desenvolvendo esse trabalho em nanotecnologia e já faz algumas reprogramações em quem faz hemodiálise.

São boas soluções e diante do que estamos acostumados a pensar, não concorda? Acontece que tudo o que foi dito até aqui, já é passado. Quando você pensa e consolida algo, ele já é passado. Por isso, em 2030 problemas novos já serão pensados e solucionados. Como será o futuro da experiência do cliente? Surpreendente!

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Veja essa matéria na íntegra no vídeo abaixo:

O futuro da Experiência do Cliente | Tomás Duarte | TEDxPUCMinas – Fonte: TEDx Talks

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Por, Emilly Paz dos Santos

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